terça-feira, 31 de março de 2015

CURIOSIDADES


 

  • A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Um adulto possui cerca de 2 metros quadrados de pele no corpo. O peso da pele corresponde a cerca de 15% do total do corpo;
  • Um ser humano adulto possui, em média, 650 músculos no corpo;
  • O coração saudável de um adulto pesa entre 250 a 400 gramas;
  • O nariz do ser humano pode distinguir cerca de 6.500 cheiros diferentes;
  • O fêmur é o maior osso do corpo humano. Localizado na coxa, tem função importantíssima na sustentação do esqueleto dos seres humanos. Num ser humano adulto de 1,80 m esse osso possui, aproximadamente, 50 cm.

Para a elaboração dessa postagem o educanatomy contou com a colaboração original do site:
http://www.maiscuriosidades.com.br/





LESÕES - FRATURAS NO ESPORTE

O esporte pode ser conceituado dentro do senso comum como a prática de atividades que requer um grau de movimentação do corpo humano. Também. No entanto, segundo às regras oficiais do "jogo", das federações e confederações, esse conceito pode ser expandido a tal ponto que, "modalidades" que antes não eram consideradas passam a fazer parte da conceituação de esporte. Enfim, o importante no momento é esclarecer que dependendo de que pratica esportiva o atleta aderiu, ele pode não fazer parte das possibilidades de lesões ósseas.
Contudo, dentro das perspectivas de o atleta sofrer uma lesão (fratura), tem-se uma modalidade esportiva que pode ser considerada propensa a essa fatalidade. Trata-se do MMA - Mixed Martial Arts, que significa Artes Marciais Mistas. 
Há pouco mais de um ano, um atleta brasileiro dessa modalidade sofreu uma lesão óssea, mais especificamente uma fratura na tíbia e fíbula da perna esquerda quando estava em combate.
Mesmo não sendo algo tão comum em algumas modalidades esportivas, a fratura pode acontecer, e um dos fatores, principalmente para fratura de tíbia, é a quantidade de força empregada em um determinado movimento, e geralmente ocorre simultaneamente a fratura da fíbula.
Geralmente esse tipo de lesão ocorre na diáfise (parte mais longa do osso), abaixo do joelho e acima do tornozelo. E essa foi o tipo de fratura ocorrida no lutador Anderson Silva, que teve que passar por uma intervenção cirúrgica para regeneração óssea.

O procedimento utilizado é o de praxe nesse tipo de lesão. Os médicos colocam uma haste metálica intramedular, ou seja, dentro da estrutura "oca" da tíbia, da parte superior até a inferior, essa haste é fixada com parafusos no osso em suas extremidades para melhor recuperação da estrutura. Já a fíbula não necessita da aplicação de placas ou hastes metálicas, pois sua regeneração é natural ao longo do tempo.
A dúvida ao fato ocorrido, no entanto, não era se a pessoa Anderson Silva se recuperaria da lesão para as atividades e os movimentos comuns de pessoas comuns, mas sim, se após o procedimento cirúrgico passado também o tempo de recuperação, o atleta Anderson Silva conseguiria voltar a praticar e competir em sua modalidade, o MMA.
O que se viu foi um procedimento cirúrgico bem realizado, juntamento com a recuperação, estando ele liberado e apto às suas competições, sem ao menos demonstrar receio ao empregar força na área lesionada anteriormente. Vejamos uma síntese do que aconteceu ao atleta.


Para a elaboração dessa postagem o educanatomy contou com a colaboração dos sites:
  • http://www.marcosbritto.com/
  • http://www.institutodoatleta.com.br
  • http://www.significados.com.br/
  • http://www.brasilescola.com/educacao-fisica

segunda-feira, 30 de março de 2015

Oração ao Cadáver Desconhecido


"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amo de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente."

Karl Rokitansky (1876)


Ao cadáver, respeito e agradecimento

Mas enfim, o que significa Anatomia?

            A palavra anatomia é de origem grega e quer dizer cortar em partes, separar, porém conservando-as para que possa ser feito o estudo das estruturas do corpo humano. Estudo este, que pode ser feito via macroscópico e microscopicamente.
*MACROSCÓPICO - é o estudo feito por meio da observação sem o uso de instrumento ótico, ou seja, pura e simplesmente a olho nu. No entanto, o uso de recursos tecnológicos é aceitável.
*MICROSCÓPICO - este por sua vez, é utilizado para análises das estruturas que, de tão pequenas, se tornam invisíveis a olho nu. Por isso a necessidade da utilização de equipamentos/instrumentos que possibilitem a visibilidade em tamanhos possíveis para estudo.


CURIOSIDADES SOBRE SISTEMA ESQUELÉTICO HUMANO

O sistema esquelético humano é formado por 206 ossos (é clássico admitir o número de 206 ossos). Em um recém-nascido, são 300 ossos, mas com o tempo, alguns deles se fundem para formarem um só.
O desenvolvimento do esqueleto humano dura até 22 anos. O único osso do corpo humano que já nasce plenamente desenvolvido é um ossículo do ouvido.