terça-feira, 31 de março de 2015

LESÕES - FRATURAS NO ESPORTE

O esporte pode ser conceituado dentro do senso comum como a prática de atividades que requer um grau de movimentação do corpo humano. Também. No entanto, segundo às regras oficiais do "jogo", das federações e confederações, esse conceito pode ser expandido a tal ponto que, "modalidades" que antes não eram consideradas passam a fazer parte da conceituação de esporte. Enfim, o importante no momento é esclarecer que dependendo de que pratica esportiva o atleta aderiu, ele pode não fazer parte das possibilidades de lesões ósseas.
Contudo, dentro das perspectivas de o atleta sofrer uma lesão (fratura), tem-se uma modalidade esportiva que pode ser considerada propensa a essa fatalidade. Trata-se do MMA - Mixed Martial Arts, que significa Artes Marciais Mistas. 
Há pouco mais de um ano, um atleta brasileiro dessa modalidade sofreu uma lesão óssea, mais especificamente uma fratura na tíbia e fíbula da perna esquerda quando estava em combate.
Mesmo não sendo algo tão comum em algumas modalidades esportivas, a fratura pode acontecer, e um dos fatores, principalmente para fratura de tíbia, é a quantidade de força empregada em um determinado movimento, e geralmente ocorre simultaneamente a fratura da fíbula.
Geralmente esse tipo de lesão ocorre na diáfise (parte mais longa do osso), abaixo do joelho e acima do tornozelo. E essa foi o tipo de fratura ocorrida no lutador Anderson Silva, que teve que passar por uma intervenção cirúrgica para regeneração óssea.

O procedimento utilizado é o de praxe nesse tipo de lesão. Os médicos colocam uma haste metálica intramedular, ou seja, dentro da estrutura "oca" da tíbia, da parte superior até a inferior, essa haste é fixada com parafusos no osso em suas extremidades para melhor recuperação da estrutura. Já a fíbula não necessita da aplicação de placas ou hastes metálicas, pois sua regeneração é natural ao longo do tempo.
A dúvida ao fato ocorrido, no entanto, não era se a pessoa Anderson Silva se recuperaria da lesão para as atividades e os movimentos comuns de pessoas comuns, mas sim, se após o procedimento cirúrgico passado também o tempo de recuperação, o atleta Anderson Silva conseguiria voltar a praticar e competir em sua modalidade, o MMA.
O que se viu foi um procedimento cirúrgico bem realizado, juntamento com a recuperação, estando ele liberado e apto às suas competições, sem ao menos demonstrar receio ao empregar força na área lesionada anteriormente. Vejamos uma síntese do que aconteceu ao atleta.


Para a elaboração dessa postagem o educanatomy contou com a colaboração dos sites:
  • http://www.marcosbritto.com/
  • http://www.institutodoatleta.com.br
  • http://www.significados.com.br/
  • http://www.brasilescola.com/educacao-fisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário