- Ossos
Os ossos possuem função estrutural, ou seja, é utilizado para sustentação do organismo, além de ser responsável pela base mecânica dos movimentos e pela sustentação de órgãos vitais (coração, pulmões, cérebro). Além da sustentação, os ossos armazenam sais como o cálcio, que estão presentes 98% nos mesmos.
Os ossos são responsáveis pela produção de células de sangue e estoque de triglicerídeo. Eles são armazenados na medula amarela , e as células produtoras de sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) são armazenadas na medula vermelha.
Para que haja uma melhor sustentação dos órgãos vitais é feita uma divisão de ossos responsáveis por cada órgão: costelas = coração e pulmões , crânio = cérebro, pelve = aparelho digestório e reprodutor.
- Estrutura dos ossos
Os ossos são divididos estruturalmente em diáfise, epífise, metáfise, cartilagem articular, periósteo, cavidade medular e endósteo.
http://blogelseviersaude.elsevier.com.br/wp-content/ uploads/2012/06/Arquitetura-geral-de-um-osso-longo.jpg |
- Diáfise - corpo do osso
- Epífise - parte extrema proximal ou distal do osso
- Metáfise - região responsável pelo crescimento, parte que durante o tempo é substituída até chegar a última fase de crescimento.
- Cartilagem Articular - localizada na extremidade da epífise, constituída por uma camada fina de cartilagem hialina, e responsável por redução na fricção entre os ossos.
- Periósteo - tecido conjuntivo responsável por recobrir toda a parte externa da diáfise e da epífise exceto a parte recoberta por cartilagem articular.
- Cavidade Medular - espaço onde contém a medula amarela, localizada na parte interna da diáfise.
- Endósteo - tecido conjuntivo responsável por recobrir toda a parte interna do osso, ligando-se por um canal fino com o periósteo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário